Institucional
Imprimir Partilhar

1ª Edição do Portugal Sports Summit

Encontro nacional reúne diferentes modalidades desportivas


A primeira edição do Portugal Sports Summit, decorre no Centro Multimeios de Espinho até dia 8 de setembro. Trata-se de um evento já apelidado como o «maior encontro desportivo nacional» que reúne treinadores, professores, árbitros e atletas de diferentes modalidades numa partilha única de conhecimentos e experiências.

Vicente Pinto, vice presidente da Câmara Municipal de Espinho, com o pelouro do desporto, realizou o discurso de abertura, referindo que "o concelho de Espinho encontra-se no limite norte do distrito de Aveiro, e está íntegra a área metropolitana do Porto. Espinho é uma cidade, moderna e cosmopolita que para além do seu enorme potencial turístico e gastronómico tem no seu "ADN” fortes tradições desportivas.
Nomes como António Leitão, Miguel Maia e João Brenha, Silvia Saiote, Manuel José, Rui Rocha, David Tavares, Vitor Hugo, Vitor Pereira entre outros carismáticos do panorama desportivo nacional e internacional, enchem de orgulho as nossas coletividades, onde estes se formaram como Homens e atletas, bem como todos os nossos conterrâneos.
Com cerca de 32.000 habitantes, o concelho de espinho banhado pelo oceano atlântico possui um movimento associativo impar no panorama nacional, com mais de uma centena de coletividades culturais e desportivas que diariamente promovem a prática desportiva em modalidades como, voleibol (praia e pavilhão), futebol, futsal, andebol (praia e pavilhão), atletismo, surf, esgrima, escalada, entre outras.
O Município de Espinho, atento ao fenómeno desportivo concelhio, como forma de reconhecimento do trabalho destes atletas, treinadores e dirigentes realiza anualmente a "Gala do Desporto”. Na época desportiva 2018/19 a Câmara Municipal de Espinho teve o orgulho de homenagear 82 atletas e dirigentes campeões nacionais na modalidade de voleibol (praia e Pavilhão), 5 campeões nacionais de Badminton, 6 campeões nacionais de ginastica ritmica, acrobática e trampolins, 16 campeões nacionais de andebol e um campeão nacional de ciclismo de pista. Espinho é também sinonimo de grandes eventos desportivos, como o Mundialito 2014 e Mundial de Futebol de Praia  Espinho 2015, onde nos sagramos campeões do mundo de futebol de praia, distinguindo a organização da FIFA em parceria com o Município de Espinho, como o melhor evento desportivo do ano de 2015.
Também na modalidade de voleibol a Cidade de Espinho é reconhecida como a capital nacional desta modalidade, para além das etapas Etapa do Circuito Mundial de Voleibol de Praia – FIVB 2019, é realizado anualmente pelos atletas olímpicos Miguel Maia e João Brenha o AMB Cup, considerado o maior evento de voleibol para jovens da Europa, com mais de 3 milhares de atletas provenientes da Europa, Asia e América. Este ano, realizou-se também o AMB Masters CUP, onde também os veteranos de todo o mundo se juntaram a esta desta do desporto, cultivando a sua paixão pelo voleibol. Também ao nível do desporto não federado, Espinho acolheu em parceria com a DREN e CM Feira o "Campeonato Mundial Escolar de Voleibol em 2014 – ISF2014”, que uma vez mais elevou o nome de Portugal e da Cidade de Espinho ao mais alto nível.
Espinho é também sinonimo de praia, que por sua vez é também sinonimo de SURF. Esta relação intrínseca com os desportos de água levou o Município de Espinho a apostar num programa de dinamização turística e desportiva – Espinho Surf Destination. Espinho afirma-se hoje como um destino turístico de excelência para a prática de surf. A marca "Espinho Surf Destination” veio destacar as qualidades da nossa onda, a dinâmica já existente no nosso concelho e a simpatia e a hospitalidade da nossa população
.”


Ler mais