Cultura
Imprimir Partilhar

Cidades de Amadeo - Ciclo Internacional de mesas redondas

No passado sábado (29 set.) debateu-se Amadeo de Souza-Cardoso na Biblioteca Municipal

O Ciclo Internacional de Mesas Redondas designado por "Cidades de Amadeo”, é um conjunto de conferências e mesas redondas sobre a obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso em cidades que fizeram parte dos seus percursos, projetos e vivências, cruzando diálogos entre a história da arte, a estética e os estudos culturais.
Depois do Porto, Coimbra e Lisboa, coube a Espinho receber no passado dia 29 de setembro, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, mais uma sessão desse ciclo de conferências.
O tema escolhido foi "Amadeo, Espinho e a Caricatura”, associando através da caricatura os laços de amizade entre o pintor de Amarante, o escritor Manuel Laranjeira e Espinho, bem patentes nas magníficas caricaturas sobre a personalidade de Laranjeira.
O evento contou com a participação de Hugo Barreira, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Professor Doutor Fernando Rosa Dias, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e da Doutora Ana Paula Machado, técnica superior do Museu Nacional de Soares dos Reis, todos eles especialistas na vida e na obra de Amadeo de Souza-Cardoso.
A abertura dos trabalhos esteve a cargo de Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho e a moderação à Drª Marta Soares, também ela uma especialista na figura e na obra de Amadeo.
O Ciclo vai fechar com mais duas conferências, em Amarante e Paris.
Este evento foi o primeiro do programa de comemorações do centenário da morte de Amadeo de Souza-Cardoso, morte que ocorreu na sua casa de férias em Espinho, a 25 de outubro de 1918.
No próximo sábado, dia 6 de outubro, é inaugurada no Forum de Arte e Cultura de Espinho a exposição referente ao 3.º Concurso de fotografia "Ilustre Amarantino”, este ano dedicado à figura de Amadeo de Souza-Cardoso.
As comemorações irão terminar com a exposição "AMADEO”, uma grande mostra de pintura que conta com a participação de várias nomes consagrados e emergentes das artes plásticas em Portugal e que será inaugurada no dia 25 de outubro, pelas 18h30, nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso do Museu Municipal de Espinho.
Ler mais