Ambiente
Imprimir Partilhar

Mercado Municipal de Espinho tem projeto de redução de impacto ambiental

Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos
O Município de Espinho acaba de ver aprovado o projeto do Mercado Municipal de Espinho, candidatado ao Fundo Ambiental no âmbito do aviso - 'Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos', no montante de €44.043,68 com uma taxa de cofinanciamento de 90%.
O presente projeto visa a valorização e promoção do Mercado Municipal de Espinho como equipamento emblemático, pólo estruturante e indutor de boas práticas ambientais e socialmente sustentáveis. Pretende promover a logística descarbonizada e a economia circular, reforçando o contributo para a adaptação às alterações climáticas e para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Tem como principais objetivos:
  • Reduzir os impactes ambientais gerados pela atividade conexa ao mercado municipal;
  • Promover a utilização de embalagens reutilizáveis no transporte, armazenamento, exposição e comercialização dos produtos, contribuindo para a redução das embalagens descartáveis e dos plásticos;
  • Favorecer a redução da intermediação nas cadeias de distribuição alimentar com contributos na descarbonização e diminuição das emissões;
  • Contribuir para a descarbonização da logística de fornecimento e entrega de produtos frescos, através da utilização de veículo zero emissões;
  • Implementar práticas de desperdício alimentar zero na gestão de excedentes de produtos frescos;
  • Incentivar a adoção de lógicas de sustentabilidade, economia circular e economia de partilha;
  • Induzir nos clientes e comerciantes uma cultura sustentável através da educação e implementação de valores ambientais.
Numa abordagem inovadora e abrangente, o projeto contempla um plano de ação que conjuga um conjunto estruturado e coerente de ações/medidas a implementar:
Ação 01. Programação, gestão e monitorização - Visa a adequada programação e o planeamento otimizado do projeto e das suas medidas e intervenções, considerando as vertentes e dimensões ambientais, económico-financeiras e sociais, bem como a monitorização e avaliação dos resultados.
Ação 02. Sustentabilidade, economia circular e economia de partilha - Extensivo diagnóstico e plano de ação, inovação e investigação de lógicas sustentáveis visando a otimização e concretização das medidas de redução de resíduos e reaproveitamento dos mesmos, do desenvolvimento e conceito de embalagens sustentáveis e reutilizáveis, à redução de intermediação e ao favorecimento do reaproveitamento do desperdício alimentar; integrando a aquisição de contentores para recolha seletiva de resíduos para o seu reaproveitamento.
Ação 03. Descarbonização da logística e redução da intermediação - Implementação de uma plataforma digital de ligação entre os operadores e os consumidores, com encomenda de produtos "online”, reduzindo a intermediação na cadeia de distribuição; complementada com o serviço partilhado de entrega de produtos frescos aos consumidores, em veículo zero emissões, descarbonizando a logística de entrega de produtos.
Ação 04. Redução/eliminação de plásticos e embalagens reutilizáveis - Desenvolvimento de produtos e conceitos de embalagens, a partir da linha de investigação e inovação aberta na Ação 02, com conceção e implementação de produtos e materiais à medida, seguindo as regras da ecodesign e sustentabilidade, e aquisição de embalagens reutilizáveis produzidas a partir de materiais sustentáveis para redução /eliminação de embalagens plásticas descartáveis no transporte, armazenamento, exposição e comercialização.
Ação 05. Desperdício alimentar zero - Concretizar as linhas de investigação e inovação na redução de desperdício alimentar, abertas nas Ações 02 e 03, com sensibilização para o controlo de excedentes, e de reaproveitamento do desperdício alimentar, reforçando canais de distribuição por populações carenciadas e fomento das linhas de investigação para produtos de valor acrescentado, envolvendo os produtores/comerciantes/parceiros e associações, incluindo a adequação da preservação e acondicionamento dos excedentes.
Ação 06. Sensibilização e educação ambiental - A campanha envolve ações de sensibilização e educação ambiental, especialmente dirigidas a clientes e comerciantes do mercado, bem como à população local e envolvente, englobando o recurso a múltiplos suportes de divulgação e comunicação, o desenvolvimento do regulamento do mercado sustentável, o cartão de fidelização sustentável e a distribuição de embalagens reutilizáveis e sustentáveis aos clientes, impulsionando valores ambientais e induzindo uma cultura sustentável.

Ler mais