Institucional
Imprimir Partilhar

Projeto INT-HERIT - reunião transnacional

No âmbito do projeto Urbact INT-HERIT, realizou-se a 5ª reunião transnacional em Espinho. Foram dois dias de trabalho em rede com os parceiros europeus. 
O 1ª dia dedicado à cidade decorreu no Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, com a apresentação do City Case, seguida de visitas guiadas aos locais em estudo, conforme o Itinerário em anexo. Incluiu 3 Workshps: Workgroup 1: Castro Ovil and its relation to the PARU/RECAFE; Workgroup 2: PARU/ RECAFE – Implementation Challenges on PPP’s; Workgroup 3: Branding – new identity of the city – story teller, onde participaram para além da equipa do projeto e dos parceiros europeus, alguns membros que compõem a ULG.
O 2º dia, foi dedicado ao trabalho da rede INT- HERIT e decorreu no Fórum de Arte e Cultura de Espinho.
O INT-HERIT constitui um projeto europeu financiado pelo programa URBACT, que visa implementar um modelo inovador no domínio da gestão do património com enfoque no caracter integrado, sustentável e participativo.
Trata-se de uma rede que reúne um conjunto de 7 pequenas e médias cidades europeias: Baena (Espanha); Dodoni (Grécia); Sigulda (Letónia); Armagh (Irlanda); Mantova (Itália); Alba Iulia (Roménia) e Leiedal (Bélgica) em torno de um objetivo comum: o desenvolvimento de estratégias inovadoras para a gestão e valorização do património cultural, decorrente dos planos de reabilitação urbana em curso.
No caso de Espinho, o projeto INT- HERIT centra-se no processo de reabilitação urbana da ARU litoral da Cidade de Espinho, em curso no âmbito do PEDU, em concreto na componente do PARU.
Prioriza um conjunto de medidas destinadas a reverter o processo de regeneração urbana e melhoria do ambiente urbano, com enfoque no património cultural. Inclui a reabilitação do edificado, sem quaisquer restrições de uso, incluindo equipamentos de interesse histórico e cultural, bem como, do espaço público, designadamente a Requalificação do Canal Ferroviário de Espinho (ReCaFE).
Agrega ainda no âmbito da dinamização cultural da cidade, a Valorização das Ruínas Arqueológicas do Castro de Ovil e a sua consequente integração na cidade.
Ler mais