Obras
Imprimir Partilhar

Renovação da rede de água no concelho

Apresentação pública a 12 março pelas 21h30, no Centro Multimeios de Espinho
A renovação da rede de abastecimento de água é uma prioridade e uma preocupação deste executivo.
Durante o ano de 2018 realizaram-se vários estudos pelos serviços municipais e foram adjudicados vários procedimentos concursais no sentido de avançar com um plano estratégico para reabilitação da rede de abastecimento de água no concelho de Espinho, ao longo dos próximos 5 anos.
Este estudo revela que dos 135 quilómetros de rede de abastecimento de água, cerca de 60 quilómetros são em tubagem de fibrocimento.
A atual rede apresenta um elevado estado de degradação que decorre da sua antiguidade, do aumento das áreas de construção de novos edifícios e da instabilidade dos solos, entre outros fatores.
Essa instabilidade e antiguidade da rede tem provocado frequentes situações de rotura e interrupções no fornecimento de água, sobretudo na malha urbana da cidade.
As ações em curso ou em fase de execução, passam pela elaboração do Cadastro das Redes (já concluído), elaboração do projeto de execução para a reabilitação dos 60 quilómetros de rede (em conclusão até final de fevereiro), elaboração do plano de gestão patrimonial das infraestruturas (conclusão prevista em março de 2019), definição das prioridades de intervenção, escolha de materiais de maior garantia de durabilidade e segurança da rede em termos de abastecimento e da qualidade da água, definição do modelo de financiamento e candidatura a fundos comunitários, nomeadamente ao POSEUR.
Neste contexto a Câmara Municipal de Espinho vai promover uma apresentação pública do plano de obras a executar durante os próximos 5 anos, para a renovação da rede de abastecimento de água do concelho, no dia 12 de março (terça feira) às 21h30 no Centro Multimeios de Espinho.
A apresentação pública, para o qual todos os interessados estão convidados, contemplará:
  • Apresentação dos dados de exploração da rede de abastecimento de água no concelho de Espinho;
  • Diagnóstico das redes existente;
  • Plano de ação/prioridades para a modernização da rede.
Atualmente encontra-se em curso a substituição de toda a rede de abastecimento de água, no âmbito da obra de Requalificação do Canal Ferroviário numa extensão de 2 quilómetros, que contempla a substituição de rede na avenida João de Deus, Rua 8, Avenida 8, rua 62 entre a rua 15 e rua 19, incluindo as ruas transversais, bem como a reabilitação da rede no Bairro Piscatório.
A necessária e urgente renovação da rede de água do concelho de Espinho só será possível com o empenho e colaboração de todos, bem como a necessária viabilização financeira necessária à requalificação de todo o espaço público.
Ler mais