Proteção Civil
Imprimir Partilhar

Simulacro realizado na Praia da Baía

Exercício de socorro que decorreu no passado sábado, serviu para ajudar a preparar a época balnear que brevemente será iniciada
Simulacro de socorro na Praia da Baía serviu para preparar a próxima época balnear que se inicia no próximo dia 15 de junho.
Foi um exercício, mas podia ser uma situação real. No sábado pelas 14h30, os nadadores salvadores da Associação SafetyNor prestaram serviço de assistência a banhistas na Praia da Baía e foram confrontados com um grupo de cinco pessoas que necessitaram de ajuda para sair da água.
A forte corrente que se fazia sentir acabou por os cansar e puxá-los cada vez mais mar dentro. De imediato, os nadadores-salvadores acionaram o Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho e entraram na água.
Este exercício contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, assim como o vereador com o pelouro da Proteção Civil, numa ação que decorreu em estreita articulação com o Comandante do Porto do Douro da Autoridade Marítima Nacional e o Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, envolvendo um total de 7 entidades diferentes, com um efetivo de 22 operacionais, 10 meios terrestres e 3 meios aquáticos.
O Dispositivo de Salvamento Aquático foi constituído este ano com o apoio da Câmara Municipal de Espinho e é um dispositivo permanente, mobilizável todo o ano sempre que as condições meteorológicas se justifiquem. Este mecanismo estará em prontidão máxima durante a época balnear, entre 15 de junho e 15 de setembro.
Ler mais