Cultura

Imprimir Partilhar

A Divisão de Cultura e Museologia da Câmara Municipal de Espinho é responsável pela gestão de três equipamentos dedicados à promoção e divulgação da atividade cultural e do património histórico concelhio. O mais antigo, a Estação Arqueológica do Castro Ovil, situada no Lugar do Monte, da freguesia de Paramos, integra um pequeno povoado fortificado com origem no século II antes de Cristo, o qual foi abandonado durante o processo de romanização da região, ocorrido no século I depois de Cristo. Encontra-se em execução a 2.ª fase do projeto de requalificação deste importante património arqueológico. A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, situada no Parque João de Deus, em pleno coração da cidade, desenvolve e promove atividades na área da leitura, do livro e da formação tecnológica. Com atividades lúdicas e educativas para um público heterogéneo, destacam-se o Prémio Literário Manuel Laranjeira, o "pensar a Escrita” e as Jornadas da Rede de Bibliotecas de Espinho.

O Museu Municipal de Espinho, situado no Forum de Arte e Cultura de Espinho, antiga fábrica de conservas Brandão, Gomes & C.ª, é composto por duas exposições permanentes (Brandão, Gomes e Arte Xávega) e pelas galerias de exposições temporárias Amadeo de Souza-Cardoso, recebendo anualmente exposições das áreas do desenho, pintura, escultura e documental e vários projetos relacionados com a preservação, promoção e divulgação do património histórico local e das artes plásticas, incluindo residências artísticas, a Bienal Internacional Mulheres d’Artes e o CriArte.

O Encontro Internacional de Estátuas Vivas, considerado o mais antigo do mundo, o Festival Internacional de Marionetas de Espinho e o Vir a Banhos, recriação histórica da praia de Espinho nos inícios do século XX, são três grandes eventos que completam o calendário de atividades anuais da Divisão de Cultura. A parceria na organização do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho e do FEST - Festival Novos Realizadores - Novo Cinema, decorre da coorganização destes dois grandes eventos anuais por parte da Câmara Municipal de Espinho.
Ler mais

Munícipes

Veja também