Projetos

Imprimir Partilhar
Regime de Fruta Escolar
O Município de Espinho aderiu ao projecto da Comissão Europeia "Fruta para as Escolas”. A candidatura apresentada ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas foi aprovada e aplica-se às escolas do 1º ciclo, onde serão distribuídas este ano lectivo, obrigatoriamente, maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates.

O Regime de Fruta Escolar, instituído no âmbito da União Europeia, consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas. O objectivo é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.

As necessidades e produtos a disponibilizar serão avaliados anualmente. Este ano lectivo serão distribuídas maçãs, peras, clementinas, tangerinas, bananas, cenouras e tomates. 

Além da distribuição de frutas e legumes, o programa exige aos Estados-membros a elaboração de estratégias que incluam iniciativas educativas e de sensibilização, bem como a partilha de bons hábitos alimentares, designadamente, a organização de visitas a quintas, a mercados e a centrais hortofrutícolas, assim como fornecimento de sacos de sementes destinados à realização de sementeiras.

A entrega de materiais didácticos alusivos à temática, como livros, cadernos de actividades, a realização de actividades que contribuam para o enriquecimento da página electrónica do Regime de Fruta Escolar são outras das medidas propostas.

São ainda contempladas nestas medidas de acompanhamento a distribuição aos professores de livros e de material didáctico sobre hábitos de alimentação saudável e, ainda, iniciativas que visem potenciar o Regime de Fruta Escolar junto dos agregados familiares das crianças.

Também poderá querer consultar:
Regras e Informações Básicas do Regime de Fruta Escolar (2019-2020)



Universidade Júnior
Parceria entre a Câmara Municipal de Espinho e a Universidade do Porto

A Universidade do Porto, através do programa Universidade Júnior, abre mais uma vez as suas portas, no Verão de 2019, a estudantes do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário (exceto 12º ano).
Os objetivos principais deste programa são o desenvolvimento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional.
A Câmara Municipal de Espinho, consciente de que esta iniciativa é mais um elemento distintivo da atenção que este município atribui às políticas de educação e juventude, associou-se ao programa apoiando os participantes residentes e/ou estudantes no concelho de Espinho.
Tu também podes ser um deles!


O apoio a conceder pelo Município de Espinho concretiza-se nas seguintes formas:

  • através da atribuição de bolsas a jovens residentes no concelho e que sejam estudantes oriundos de famílias economicamente mais desfavorecidas (designadas pelas Escolas Secundárias e EB 2/3);
  • disponibilizando transporte aos alunos residentes e/ou estudantes no concelho, inscritos neste programa.
Não dispensa a consulta do seguinte documento:

Inscrições no programa Universidade Júnior 2019

Data para as Inscrições

Informações e Inscrições para o Transporte

  • de 3 a 21 de junho de 2019
 Câmara Municipal de Espinho
      Divisão de Educação e Juventude
      Praça Dr. José de Oliveira Salvador - Espinho
 Todos os dias úteis: 08h30 às 16h00
 Telefone 227 335 811

Notas

A ficha de inscrição para o transporte deve ser entregue presencialmente na Divisão de Educação e Juventude, fazendo-se acompanhar dos seguintes documentos:
  • Jovem - Cartão de Cidadão (deve fazer-se acompanhar pelos códigos de acesso aos dados do cartão), Cartão de Contribuinte, Cartão de Estudante (no caso de não ser residente mas estudar numa escola do concelho) e horário do curso que vai frequentar;
  • Encarregado de Educação - BI ou Cartão de Cidadão (deve fazer-se acompanhar pelos códigos de acesso aos dados do cartão) e Cartão de Contribuinte.


Ler mais