Conferências/Colóquios
Imprimir Partilhar

Dinâmicas da Cidade - 1ª sessão

13 Jun 2023
Dinâmicas da Cidade - 1ª sessão
Data 13 Jun 2023
Hora 19:00
Local: Centro Multimeios de Espinho
Preço: Gratuito
Sessões: 19h00
Da consciência de que a cidade funciona num sistema organizado de interações e da orientação estratégica da Câmara Municipal, para a promoção do Desenvolvimento Local através do fomento da cooperação e colaboração da comunidade, o Município vai desenvolver um conjunto de ciclos e ações com vista ao desenho de um Plano de Ação para a promoção do desenvolvimento da Cidade de Espinho, em dimensões chave. 

O Desenvolvimento Local, enquanto processo de transformação consertado do território com vista à melhoria das condições de vida, nomeadamente das condições culturais, económicas, educativas e sociais da comunidade, é naturalmente um processo que implica na participação ativa das pessoas, centrado em dinâmicas coletivas em torno de desafios ou problemas do território. 

Com efeito, a cooperação é a chave duma política de desenvolvimento local integrado, a levar a cabo no nosso território, pelo que se deverá mobilizar e envolver a comunidade em geral e as organizações em particular, para que todos possam contribuir para a concretização dos objetivos estratégicos Europeus, Nacionais, Regionais e Municipais. 

A Divisão de Estudos e Planeamento, responsável pela construção e definição de estratégias setoriais e municipais, definidas de acordo com as prioridades e opções do Executivo Municipal, está a desenvolver um trabalho profundo nas mais diversas áreas e dimensões, suportadas em programações e projetos comunitários, tais como Grupo de Ação Local - GAL Douro Atlântico; Comunidades Desfavorecidas e Bairros Comerciais Digitais.

A fim de dar prossecução a estes objetivos o Município de Espinho inicia um ciclo de debates no próximo dia 13 de junho de 2023 (19h00), no Centro Multimeios de Espinho. Esta iniciativa conta com a participação da população espinhense (mediante inscrição prévia) e com o Prof. José Carlos Mota do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e a sua equipa de investigadores, que dinamizarão a sessão de trabalho a decorrer em formato presencial e online.

A participação comunitária será promovida com a disponibilização de soluções distintas que permitam, uma participação universal. Neste sentido, definiram-se como modelos de participação em sessão síncrona, que pode ser presencial ou online (ZOOM) e a participação em sessão assíncrona (redes sociais).

Participe através do link para inscriçãohttps://forms.office.com/e/31VitmL1wa



Nota: participe nas redes sociais para a construção do Mapa de Memórias de Espinho, partilhando uma fotografia de um lugar, um acontecimento ou uma memória positiva de Espinho, através do #memoriasespinho
Ler mais