Cultura
Imprimir Partilhar

20 anos de encanto: O Mar~Marionetas já começou!

O Festival Internacional de Marionetas de Espinho deu início à sua 20.ª edição com um fim de semana repleto de magia, celebrando duas décadas de história ao serviço das formas animadas. O arranque oficial ocorreu na manhã do passado sábado, 16 de maio, numa cerimónia que contou com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Espinho, André Guimarães, marcando o começo de uma programação diversificada que invadiu o Centro Multimeios de Espinho.

A sessão de abertura foi assinalada por momentos de grande simbolismo, com a entrega do prémio de homenagem Mar~Marionetas 2026 à artista Marta Fernandes da Silva, reconhecendo o seu contributo para a arte da marioneta. O público pôde ainda assistir ao espetáculo "História de um gato e de um rato que se tornaram amigos" e visitar a inauguração da exposição de Sandra Neves, que permanecerá patente no Centro Multimeios até ao encerramento do festival. A celebração do vigésimo aniversário culminou com o tradicional bolo de aniversário.

Embora a cerimónia oficial tenha decorrido no sábado, a viagem pelo mundo das marionetas começou na noite de sexta-feira, 15 de maio. O Auditório de Espinho recebeu a peça "A Oliveira Milenar”, da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora. Inspirado no romance "Escavadoras" de Marta Pais Oliveira, este foi o primeiro de três espetáculos que integram o festival naquele espaço, explorando temas como a perda, o amor e a resistência através de uma estética cuidada e envolvente.

Ao longo do fim de semana, a animação foi constante com propostas para todos os públicos. No sábado, o programa incluiu a exibição de cinema com "Os Amigos de Gaspar", uma iniciativa da RTP que promove a consciência cívica através das marionetas, e o espetáculo itinerante "A Viagem", pelo Historioscópio. A noite de 16 de maio encerrou com "I-HUMAN", da companhia ANYMAMUNDY, uma performance de teatro de rua que incluiu interpretação em Língua Gestual Portuguesa, reforçando a vertente inclusiva do festival.

O domingo, 17 de maio, trouxe à cena a performance "GIGANTES do Mar", resultado de uma oficina de criação plástica orientada pela homenageada Marta Fernandes da Silva, e o espetáculo "O Menino Eterno", da companhia Fio d’Azeite. Com os primeiros dias a registar uma forte adesão de público, o Mar~Marionetas continua a afirmar Espinho como um centro de referência para as artes performativas, prometendo manter o ritmo de surpresas e criatividade até ao final do mês.

Toda a programação detalhada pode ser consultada em: https://mar.marionetasmandragora.pt/galeria

Ler mais