Cultura
Imprimir Partilhar

Centro Multimeios de Espinho reabre no próximo sábado 26 de setembro

Apresentação do 6º volume dos Cadernos d’Espinho sobre a história do cinema na cidade
Após um "encerramento forçado”, devido à pandemia COVID-19, o Centro Multimeios de Espinho prepara-se para a sua reabertura, este Sábado dia 26 de Setembro, com nova gestão, desafios acrescidos e uma aposta cultural dinâmica, centrada no cinema, na ciência e no entretenimento.

O cinema é o mote para o evento de apresentação do sexto volume dos Cadernos d’Espinho, intitulado "Lotação Esgotada”, que recorda a história do cinema em Espinho, neste projeto editorial dos autores: Mário Augusto, Armando Bouçon, Luís Costa e Pedro Pinheiro.

O Grande Auditório (Sala António Gaio), será palco da recriação da primeira sessão de cinema, que decorreu em Espinho, no verão de 1896. O passado e o presente fundem-se na única sala de cinema da cidade que reabre agora novamente, com as suas habituais sessões de cinema semanais e os ocasionais ciclos especiais. 
O evento requer o levantamento de convite na bilheteira do Centro Multimeios, a partir das 15H00 de Sábado, limitado às novas regras de lotação dos espaços, impostas pela DGS.

"Este poderá ser o ponto de viragem para o Centro Multimeios. Uma nova gestão, uma programação regular e apelativa para o público, mas aberta ao concelho de Espinho e às suas entidades e coletividades” afirma o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Vicente Pinto com a responsabilidade pela gestão do equipamento.

Vicente Pinto adianta que "uma das grandes novidades será a atribuição de um dia fixo durante a semana, (quarta-feira), no período noturno, destinado a propostas de eventos por parte de entidades e coletividades do concelho, para possibilitar e envolver a comunidade em novas ideias e novos projetos, inserindo-os de uma forma harmoniosa no calendário de atividades do espaço.

Para além deste dia semanal, pretendemos divulgar a abertura de 1 Domingo à tarde por mês, a para eventos com carácter escolar/familiar. 

Pretende-se a criação de uma programação base que dignifique o espaço e coloque o Centro Multimeios no mapa dos grandes equipamentos espaços culturais nacionais."

A reabertura do Centro Multimeios fica ainda marcada pelo início da programação cinematográfica com exibição do filme "Tenet”, pelas 21H30, do conceituado realizador Christopher Nolan e protagonizado por John David Washington, Robert Pattinson e Kenneth Branagh.

Para informação sobre horários, programação e atividades do Centro Multimeios consulte a página oficial em: www.multimeios.pt





Ler mais