Proteção Civil
Imprimir Partilhar

Época balnear arrancou em Espinho no passado dia 10 de junho

ESPINHO CONTRARIA A TENDÊNCIA NACIONAL E CONSEGUE GARANTIR NADADORES-SALVADORES EM TODAS AS UNIDADES BALNEARES CONCESSIONADAS NO ARRANQUE DA ÉPOCA BALNEAR.

A época balnear arrancou em Espinho no passado dia 10 e todas as unidades balneares, 12 no total, estão com nadadores-salvadores em igual número aos anos anteriores.
No total, estão neste momento nas praias vigiadas do concelho um total de 15 nadadores-salvadores e uma moto 4x4 da Associação de Nadadores-Salvadores SafetyNor.

Este dispositivo eleva-se para 22 nos meses de julho e agosto e conta com o apoio financeiro da autarquia para melhorar as condições dos nadadores-salvadores e aproximá-las dos concelhos vizinhos, fixando assim os recursos humanos no nosso concelho.

As praias de Espinho contam ainda com um Dispositivo de Salvamento Aquático (DSA) do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho composto por um veículo e uma mota de água de salvamento com um operador em terra, um operador de mota de água e um recuperador.

Este dispositivo destina-se a intervir em toda a área não vigiada e a apoiar os nadadores-salvadores nas situações mais complexas.

O DSA e todos os postos de vigia dos nadadores-salvadores estão interligados por uma rede rádio municipal que permite a rápida mobilização de meios em caso de necessidade, e a mobilização de outros meios e entidades como ambulâncias, o INEM e a Capitania do Porto do Douro, todos através da Sala de Operações e Comunicações instalada no Corpo de Bombeiros.

A articulação institucional entre ambas as entidades é assegurada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil que, pela avaliação de risco decorrente das previsões meteorológicas, solicitou o pré-posicionamento do DSA já antes do início da época balnear durante os fins de semana de maio, e em permanência desde o dia 4 de junho.

Apesar do dispositivo robusto existente, o comportamento individual de prevenção continua a ser o fator mais importante, nomeadamente quanto ao respeito pela cor das bandeiras dos postos de praia e à ida a banhos apenas em áreas vigiadas.

Cumpra as regras, e desfrute das praias de Espinho em segurança.
Ler mais