Institucional
Imprimir Partilhar

Espólio de António Leitão doado ao Museu Municipal

Foi assinado na passada quarta feira, 30 junho, o protocolo de colaboração entre o Município de Espinho e Maria da Conceição Carvalho Nogueira Leitão, para estabelecimento de depósito de bens culturais e patrimoniais móveis no Museu Municipal de Espinho, pertencentes ao atleta e medalhado olímpico espinhense, António Leitão.
Trata-se de um espólio valioso constituído por mais de 200 peças, entre troféus, medalhas, diplomas, vestuário de corrida e de gala, fotografias, documentos e correspondência pessoal.
Todo este acervo será alvo de tratamento técnico especializado (inventariação, conservação e restauro) e de um projeto de musealização a executar no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), designado de "Sala Museu António Leitão".
O Presidente da Câmara, Pinto Moreira, salientou que a concretização da incorporação do espólio/coleção do atleta António Leitão em sala-museu, vai ao encontro do programa de valorização e dinamização dos espaços e valências do Museu Municipal e do Fórum de Arte e Cultura de Espinho, estimulando o desenvolvimento de políticas patrimoniais e de projetos que potenciam o envolvimento da comunidade, da cultura e da cidade. Pinto Moreira, referiu que António Leitão foi uma figura carismática de Espinho e do desporto em Portugal, deixando um forte legado às gerações de desportistas mais jovens, expresso na sua conduta moral e ética, e um valioso espólio que é importante mostrar ao público e que documenta os seus feitos notáveis.

Link Relacionado:
Ler mais