Institucional
Imprimir Partilhar

Inaugurado novo quartel dos Bombeiros de Espinho

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE), foi inaugurado no passado dia 8 de maio com a presença da Secretária de Estado da Administração interna Dr.ª Patrícia Gaspar.

Segundo o comandante dos BVCE, Pedro Louro, no novo quartel estão agora 89 operacionais - cerca de um terço dos quais mulheres - e os 28 veículos terrestres e aquáticos da frota que, ao longo dos últimos cinco anos, "tem vindo a ser reforçada" para melhor se ajustar à realidade do concelho.
"Este quartel é o mais recente do país e foi feito para cumprir as indicações mais atuais ao nível do trabalho dos bombeiros, com ganhos evidentes de economia de escala", declarou o comandante.

Constituindo o culminar de um processo de fusão que esse responsável considera "pioneiro e único" no país, o edifício instalado junto à Nave Desportiva Polivalente de Espinho vem conferir uma nova dinâmica ao trabalho dos BVCE, concentrando num único espaço todos os recursos que anteriormente estavam distribuídos por dois quartéis.

Para Pinto Moreira, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, a inauguração deste novo quartel é "o culminar de um processo que vai muito para além do resultado material. Ele traduz uma inédita e, histórica fusão de duas corporações de bombeiros no país. Este processo foi, é e será um exemplo e uma referência em Portugal. E só foi possível e bem-sucedido, porque os responsáveis pelas duas Associações Humanitárias então existentes colocaram as diferenças históricas de parte e avançaram para um projeto comum, que assegura à população um serviço de maior qualidade, eficiência e competência", afirmou o autarca

O novo quartel teve um custo aproximado de 2,5 milhões de euros, 15% suportado pelo Município de Espinho e os restantes 85% pelo POSEUR - Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Ocupando 2.900 metros quadrados de edificado entre mais de 8.000 de área total, o novo quartel está apto a acomodar um crescimento do corpo ativo dos BVCE até 120 operacionais e foi idealizado para aumentar na corporação "a sua capacidade de gestão face aos riscos", sobretudo no "domínio prioritário da redução de incêndios florestais".

  • Reportagem alusiva à inauguração do novo espaço, aqui
  • Conheça o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho e o seu dia a dia, aqui

Ler mais