Saúde
Imprimir Partilhar

Município celebrou o Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade

A 21 de maio comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade, assinalado nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Espinho, com atividade "A minha Lancheira", como forma de promover a qualidade nutricional dos lanches escolares.

Considerando que a maioria dos alunos passa a maioria do dia na escola e sendo o meio escolar, por excelência, um local ideal para implementar e modificar os comportamentos alimentares, a ACES Espinho/Gaia e o Restaurante Terra Viva associaram-se à Câmara Municipal de Espinho com uma ação de sensibilização de promoção e educação para a saúde.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Programa "Regime de Fruta Escolar" e pretendeu sensibilizar as crianças e pais para a importância dos lanches, enquanto a alimentação saudável contribui para a saúde em geral, melhora a concentração e o rendimento escolar.

"A Minha Lancheira" decorreu durante os dias 16 e 20 de maio de 2022, e envolveu as turmas do 1º ano ao 4º ano de escolaridade dos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho, abrangendo um total de 250 crianças.

Após uma breve abordagem à importância de respeitar a hora do lanche e os seus benefícios, de forma lúdica, as nutricionistas Ana Prata e Ana Mota partilharam junto dos alunos várias sugestões e regras simples para a constituição de uma lancheira saudável. 

Esta iniciativa incluiu ainda uma componente prática, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma receita simples, saborosa e nutricionalmente equilibrada, confecionada pela Sofia Ramos do restaurante Terra Viva, facilmente replicada em casa e partilhada com a família.

No sentido de sensibilizar e capacitar as crianças desta faixa etária, compreendida entre os 6 e os 10 anos, e os encarregados de educação para a importância da alimentação na saúde e para o consumo de lanches saudáveis, foram entregues aos alunos um folheto com recomendações sobre os alimentos a incluir no lanche escolar, bem como a receita confecionada, permitindo assim a reprodução da mesma, em conjunto com as suas famílias.

O Programa "Regime de Fruta Escolar" resulta de uma iniciativa de âmbito europeu de distribuição de frutas nas escolas e visa capacitar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias para adoção de práticas alimentares mais saudáveis que levem a um aumento, de forma sustentável, do consumo de fruta e legumes.
Ler mais