Institucional
Imprimir Partilhar

Órgãos autárquicos de Espinho tomaram posse a 31 outubro

Os novos órgãos autárquicos sufragados pelo voto nas últimas eleições tomaram posse no passado dia 31 de outubro.

Jorge Ratola, eleito pelo Partido Social Democrata (PSD) para o seu primeiro mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal de Espinho (CME), será acompanhado pelos vereadores do executivo José Pinho, Carla Coelho e André Guimarães (saber mais).

Do lado da oposição tomaram posse os vereadores eleitos pelo PS: Luís Canelas e Nuno Almeida e a vereadora eleita pelo movimento "MMC-É por Espinho", Maria Manuel Cruz.

Como Presidente da Assembleia Municipal cessante, coube a Joana Devezas conduzir os trabalhos e chamar os eleitos para tomar posse.

Ao longo do seu discurso de posse, Jorge Ratola afirmou o compromisso assumiu em "devolver celeridade e eficiência ao funcionamento da Câmara", garantindo que o Município de Espinho voltará a merecer "a confiança dos cidadãos, investidores e de todos aqueles que com ela se relacionam".

Numa cerimónia que contou com a presença de Luís Montenegro (primeiro-ministro), o presidente empossado afirmou que "o que interessa é o futuro" e, admitindo a ambição do seu programa, Jorge Ratola explicou que, juntamente com a sua equipa, tem "bem consciência do trabalho que espera" nos próximos quatro anos de mandato (2025-2029), tendo destacado que a equipa que lidera está comprometida o concelho e pronta para assumir a governação "em toda a sua plenitude".

Depois da vereação da Câmara Municipal de Espinho ter tomado posse, foi a vez de Lurdes Ganicho ser eleita como Presidente da Assembleia Municipal, após terem sido empossados os vinte e cinco vogais daquele órgão. Desta forma, a Assembleia Municipal de Espinho fica constituída pelos seguintes elementos (em representação dos partidos concorrentes e das candidaturas independentes às eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro 2025, no concelho de Espinho): 

Presidente: Maria de Lurdes Santos Ganicho
1º Secret.: Hélder Manuel Freitas Leitão Rodrigues
2º Secret.: Beatriz Ferreira Oliveira


Partido Social Democrata
Nuno António Almendra Monteiro Martins
Abel Jorge Correia dos Santos
Carolina Maria Silva Marques
Paulo Jorge Mendes Almeida
Maria Susana Gomes de Castro Valente

Partido Socialista
José Luís Machado Peralta
Joana Raquel da Silva Devezas
Francisco Oliveira Rodrigues
António José Nunes Teixeira Lopes
Liliana Andreia Ribeiro de Carvalho
António José Borges Regedor

MMC - "É por Espinho!"
Maria Aurora da Costa Pereira Morais e Vingada
João Carlos Coelho de Lima
Márcia Alexandre Fernandes Prata Patela Rocha

Chega
José António Martins Seixas
José António Santos Moreira

Iniciativa Liberal
Delmar Moreira Santos

Coligação Democrática Unitária
Fausto Manuel da Silva Neves

Fonte:
Defesa de Espinho e Maré Viva
Ler mais