Proteção Civil
Imprimir Partilhar

Para fazer queimas e queimadas precisa de autorização

Pretende efetuar queimas de amontoados ou queimadas extensivas, nomeadamente proprietários florestais, agricultores, prestadores de serviços, organizações de produtores florestais?

Registe-se na aplicação e solicite autorização em 3 passos. Para aceder ou inscrever-se na plataforma, basta aceder ao seguinte link e seguir os passos abaixo indicados: Sistema de Gestão de Informação de Incêndios Rurais - SGIF (Avaliação de queimas e Autorização de queimadas) (icnf.pt). Consulte o Manuel de Utilização da Plataforma

Depois de efetuar o registo e pedido na plataforma receberá uma notificação no seu email referente ao registo da queimada extensiva. Este email funciona apenas como comprovativo do pedido a alertar que o processo está em análise.

A decisão de autorização ou não autorização da queimada será enviado por email após a sua avaliação por parte do técnico da câmara municipal.
Tenha em atenção, o "Link para o documento de análise/decisão" que está associado ao email é um link dinâmico, ou seja, é atualizado em tempo real podendo o parecer inicial ser alterado. A alteração do parecer
pode estar associada a situações de alterações meteorológicas, estados de Alerta ou outro tipo acontecimento que assim o justifique. Assim, aconselha-se que antes de proceder a uma queimada, verifique sempre se o parecer do documento se mantém.
No final deverá imprimir a 1ª página do comprovativo e entregar à GNR caso lhe seja solicitado.

Seja responsável. Colabore!

Linha de Apoio (call center)
Para mais informações ou para apoio ao registo duma queima ou queimada, ligue para o número de apoio (call center) 808 200 520 ou 211 389 320. (custo de chamada local; horário de funcionamento: todos os dias das 8h00 às 21h00)
Ficheiro Relacionado: Como fazer queimas e queimadas
Ler mais