Institucional
Imprimir Partilhar

Época balnear arrancou a 10 de junho nas praias do concelho

O início da época balnear no concelho de Espinho foi assinalado no passado sábado (10 de junho) com o hastear das bandeiras azuis nas 5 praias do concelho - Praia Frente Azul, Praia da Baía, Praia da Rua 37, Praia Pau da Manobra (Silvalde), Praia de Paramos.

Nesta cerimónia marcaram presença, o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, representante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, representantes da SafetyNor - Associação de Socorro e Apoio Marítimo, presidentes das Juntas de Freguesia, equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil, Concessionários dos bares de Praia e o criador do código "ColorAdd”, Miguel Neiva. 

A novidade deste ano é a introdução de uma nova simbologia designada "ColorAdd”, uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite aos cidadãos daltónicos identificar as cores de coisas tão simples como as bandeiras ou os pontos de reciclagem.

A Bandeira Azul simboliza a excelente qualidade da água em quatro anos consecutivos e as boas condições de segurança e equipamentos para banhistas.

Os critérios para a conquista do galardão são 33 e dividem-se em quatro áreas: Informação e educação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e equipamentos; segurança e serviços.

Em 2022, Praia da Frente Azul e Praia de Paramos foram ainda contempladas com a bandeira da "Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus — Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Estas duas praias fazem parte da listagem publicada pela associação e que envolve 440 praias nacionais, o maior número de sempre.

Esta distinção é atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, traduzindo-se num reconhecimento público e numa garantia de fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água. Este galardão conta com dez anos de existência.

Ler mais