Praias
Imprimir Partilhar

Maré Inclusiva arrancou esta quarta-feira na Praia Azul


No dia 16 de agosto, a Praia Azul, em Espinho, recebeu o primeiro dia do programa piloto Maré Inclusiva, uma iniciativa que visa garantir o acesso e o usufruto total da praia para os veraneantes com mobilidade reduzida. O evento contou com a presença do vice-presidente e vereador do desporto e juventude da Câmara Municipal de Espinho, Luís Canelas, e do presidente da Junta de Freguesia de Espinho, Vasco Alves Ribeiro.

O programa oferece um conjunto de serviços e estruturas que respondem às diferentes necessidades dos utilizadores, como uma área reservada exclusiva, um serviço de apoio a banhos com cadeira anfíbia, um acesso à praia por cadeira de rodas e um guarda sol. A iniciativa repetir-se-á na Praia Azul nas seguintes datas e horários: 18, 24, 25 e 26 de agosto e 11, 12, 13 de setembro, entre 9h30/12h30 - 14h30/18h30.

A atividade teve início com uma breve demonstração das novas condições de acessibilidade e conforto na praia. Ao longo do dia, foram também realizadas algumas idas a banhos, com acompanhamento por parte dos nadadores salvadores afetos ao projeto e dos técnicos da câmara municipal.


Ana Catarina Correia foi uma das participantes que experimentou os novos acessos à praia e ficou agradada com a iniciativa. "Acho que é uma iniciativa excelente. Era algo que as pessoas com deficiência já precisavam no concelho há muito tempo. Finalmente agora a praia está mais acessível… Podemos agora usufruir da praia de uma forma mais inclusiva”, referiu.

Herlander Correia também irá agora usufruir desta praia mais inclusiva. "Com condições melhoradas, com estes estrados de madeira que dão muito mais apoio às cadeiras e com uma maior possibilidade de ir à água nas cadeiras anfíbias”, salientou.

O Maré Inclusiva é um programa piloto, com o objetivo de avaliar constantemente a iniciativa e angariar informação relevante para implementar em anos posteriores. Pretende-se evoluir de forma a enriquecer o mesmo e concretizá-lo no futuro, em pelo menos uma praia de cada freguesia do concelho com frente marítima.

Link Relacionado:
Ler mais