Cultura & Património
Imprimir Partilhar

'Somos Património' trouxe espetáculo aos Armazéns dos Arrais de Pesca

O Património Cultural, material e imaterial, é o grande destaque de "Somos Património - Programação Cultural em Rede", um projeto que conjuga as mais diversas expressões artísticas com os locais mais autênticos e carismáticos do território.

Em Espinho, os armazéns dos arrais de pesca, foram o palco no qual a pesca artesanal esteve no centro das atenções.

Este projeto da Companhia Persona nasceu com base numa residência artística de 15 dias, realizada com a comunidade piscatória de Silvalde. O espetáculo, apresentado no passado dia 14 de outubro, teve três vertentes: a música (ao encargo de Simão Valinho), o vídeo (da responsabilidade de Lígia Lebreiro) e as palavras (Juliana Oliveira).

Trata-se de uma criação audiovisual que teve como ponto de partida, a comunidade. Através da recolha de vários testemunhos, imagens e saberes desta arte, o espetáculo contou ainda com a contribuição de várias personalidades, associações e coletividades das freguesias de Silvalde e Espinho, nas quais se incluem as rusgas do concelho: "Senhora do Mar", "Raça Vareira", "O Mar é Nosso" e "S. Pedro de Espinho".

Espinho foi a última paragem desta companhia, que já desenvolveu projetos semelhantes nos municípios de Arcos de Valdevez, Bragança e Vila Real. Este é já o segundo espetáculo da companhia no Município de Espinho, sendo que o primeiro aconteceu no início deste ano, numa visita encenada no Castro de Ovil.


Ler mais