Sociedade
Imprimir Partilhar

Tertúlias de Verão debatem o papel da mulher em diversas áreas da sociedade

No âmbito da 7ª Bienal Internacional de Arte de Espinho, que encerra no próximo dia 30 de setembro, o Círculo de Culturas Lusófonas Maria Archer e a Associação Mulher Migrante promovem uma série de debates sobre o papel das mulheres na arte, nas migrações e na política. As Tertúlias de Verão têm como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, dando voz às mulheres portuguesas que se destacam nas mais variadas áreas profissionais.

As tertúlias realizaram-se ao longo do mês de setembro, com o apoio da Câmara Municipal de Espinho e da Junta de Freguesia de Espinho. As duas primeiras tertúlias, realizadas na Junta de Freguesia de Espinho, abordaram os temas "As Mulheres e a Arte" e "A Mulher nas Migrações". Estas sessões contaram com a intervenção de sócias da Associação Mulher Migrante (AMM), como Manuela Aguiar, Maria Engrácia Leandro, Maria da Conceição Ramos, Natália Correia, entre outras.

A terceira sessão, realizada no Fórum de Arte e Cultura de Espinho onde a AMM está agora sediada, focou-se no tema "Mulheres na Política". A moderadora desta 3ª tertúlia foi Manuela Aguiar e contou com as convidadas Rosa Venâncio, Berta Nunes e a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz. As participantes partilharam as suas experiências e desafios como mulheres que exercem cargos políticos em diferentes níveis.

Estas tertúlias são dedicadas "à associada Maria José Silva, que muito recentemente nos deixou, que é um exemplo de vida, norteada por esta visão feminista no seu dia a dia."

A última tertúlia está marcada para dia 30 de setembro, pelas 16:00, na Junta de Freguesia de Espinho, com o tema "Arte Xávega em Espinho - As mulheres vareiras". A sessão irá abordar a tradição da pesca artesanal em Espinho e o papel das mulheres que trabalham nesta atividade.

O Círculo Maria Archer e a Associação Mulher Migrante convidam todas as pessoas interessadas a participar nestas tertúlias, que são uma oportunidade para conhecer melhor as realidades e as perspetivas das mulheres portuguesas em diferentes áreas.
Ler mais