Desporto
Imprimir Partilhar

Futebol de Rua animou Espinho

Com as inscrições completamente esgotadas, o Torneio de Futebol de Rua animou a cidade de Espinho no fim-de-semana, contando com a participação de 72 equipas de vários pontos do país e envolvendo cerca de 800 atletas.
A adesão à segunda edição do Torneio de Futebol de Rua, coorganizado pela AFPCE e Câmara Municipal de Espinho, ultrapassou todas as expectativas e as inscrições esgotaram.

O evento contou com a participação de 72 equipas provenientes de diversos pontos do país, compostas por mais de 700 jovens atletas, aos quais também se juntaram cerca de 70 jovens do futebol adaptado, que apesar de competirem numa prova específica, denominada X Torneio de Futebol de Praia da Casa Ozanam, estava também integrada no Torneio de Futebol de Rua. O concelho de Espinho esteve bem representado, contando com várias equipas a competir em nome de clubes do futebol popular.

Esta prova foi dividida em três escalões: traquinas (6-8 anos), benjamins (8-10 anos) e infantis (10-12 anos). As finais foram disputadas ao final da tarde de domingo, no campo montado na Praça do Mar, e terminou com os vencedores distribuídos da seguinte forma: Traquinas: 1º lugar - Fiães S.C.B ; 2º lugar: U.D.Oliveirense // Benjamins - 1º lugar: A.D. Taboeira C; 2º lugar: Os Baixinhos B // Infantis - 1º lugar: Magos F.C. ; 2º lugar: S.C.U Torreense. A entrega de prémios contou com as presenças do executivo da Câmara Municipal de Espinho, de representantes das Juntas de Freguesia e dos patrocinadores principais do evento.

Durante o torneio, os jogos decorreram no Bairro Piscatório de Silvalde e no Bairro da Ponte de Anta na tarde de dia 8, enquanto nos dias 9 e 10 as partidas se concentraram na Praça do Mar. (...) Embora direcionada para o futebol, esta iniciativa envolveu muitas outras atividades e contou com diversos espetáculos, que animaram os espaços do evento durante os três dias de festa.

O público contou com várias estrelas do futebol nacional que se associaram ao evento, tais como Vitor Pereira, Cândido Costa, Rui Ferreira, Nuno Manta Santos, Nuno Lima, Fábio Espinho, entre outros.

Tendo como promotor a AFPCE e sendo coorganizado pela Câmara Municipal Espinho, a iniciativa tem como parceiros as Juntas de Freguesia do Concelho de Espinho, IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Associação de Futebol de Aveiro, Federação Portuguesa de Futebol, diversos clubes e associações.

Com este projeto, a AFPCE pretende pôr em prática uma estratégia inovadora de intervenção na promoção da inclusão social, sendo um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, através do desporto, nomeadamente do futebol.


Futebol adaptado também fez parte da festa do futebol
No dia 8 de setembro realizou-se o X Torneio de Futebol de Praia da Casa Ozanam, inserido no Torneio de Futebol de Rua.
Esta é uma atividade única no país, dirigida a pessoas portadoras de deficiência que integram respostas sociais de Centros de Atividades para a Capacitação e Inclusão das instituições convidadas, e promotora de experiências e vivências positivas para os mesmos.
Participaram seis equipas, com cerca de 70 elementos, numa atividade que tem como objetivo o combate à exclusão social, ao estigma, mitos e preconceitos associados à deficiência, a promoção da atividade física e o fomento da interação entre a comunidade e a população com deficiência.
O torneio organizado pela Casa Ozanam, Associação das Obras Sociais de S. Vicente de Paulo, decorreu na Arena Desportiva Municipal, entre a praia das ruas 37 e 41.

Fonte:
Ler mais